Buseta

Peguei uma Buseta ontem à tarde!

Muita calma, não é nada disso que vocês estão pensando, caros leitores. Buseta nada mais é do que um micro ônibus utilizado como meio de transporte em alguns países de língua espanhola.

A palavra ônibus como a conhecemos refere-se a um transporte que surgiu na França (ônibus origina-se do latim OMNIBUS). Um francês chamado Baudry possuía um moinho de águas quentes distante da cidade, então resolveu oferecer um meio de transporte para que as pessoas chegassem a esse moinho. OMNIBUS significa “para todos”. No português europeu é chamado de autocarro; em Angola e Moçambique, chama-se machibombo; e em Guiné Bissau, toca-toca e otocarro, que são derivados do autocarro. Nos EUA, é chamado apenas de bus, uma redução da palavra OMNIBUS.

Antes eu me perguntava de onde vinha essa palavra e o porquê de ela ter um significado vulgar na Língua Portuguesa. Foi quando resolvi pesquisar para entender a história de sua evolução. O buceta que nós ouvimos aqui no Brasil é relacionado à vagina, que não é mais chamado de “florzinha”, popularmente, e sim de buceta ou boceta.

"Woman in Green Blouse" - Egon Schiele

 Essa palavra é de origem latina e foi criada a partir do diminutivo da palavra buxus, que era uma árvore de madeira especializada para fazer casas chamadas de buxis. Já em Portugal, buceta ou boceta é uma caixa onde se guarda rapé.

Por conta de uma curiosidade como essa, devemos respeitar as palavras e acabar com o preconceito que geralmente temos antes de saber suas origens e o porquê de suas adaptações.

As palavras foram feitas pra serem usadas e entendidas. Então, estudemos um pouco mais sobre elas – é garantido que vamos nos divertir com os resultados.

Texto por: Yasmin Lima.

2 comentários em “Buseta

Deixe um comentário